Curso de formação de ensino de computação para professores da Educação Básica

Esse curso busca proporcionar aos professores da Educação Básica in-service (atuantes em outras disciplinas como, artes, história, geografia etc.) a oportunidade de aprender competências básicas de computação, as quais permitam a integração do ensino de computação em suas respectivas disciplinas.

Consiste em um curso prático de programação, no qual os participantes entram no mundo da computação aprendendo passo-a-passo a programar software como jogos e apps. Além da programação, aprendem conceitos fundamentais de computação, incluindo: pensar criativamente, resolver problemas de modo eficiente, raciocinar de forma sistemática e lógica e competências relacionadas como design thinking e design de interface. O conteúdo do curso é alinhado às diretrizes curriculares (SBC e CSTA). São abordados também abordados conceitos pedagógicos para auxiliar a inserção desses conteúdos de forma interdisciplinar e tecnológicos em relação a infraestrutura necessária. Como ambiente de programação serão utilizadas somente ferramentas gratuitas (code.org, Scratch e/ou App Inventor).

Duração : aprox.  50 horas/aula

Nível: Iniciante

Público-alvo: professores in-service (atuantes disciplinas da Educação Básica como, artes, história, geografia e outras)

Para conhecer a nossa abordagem oferecemos também uma oficina experimental de duração curta (4 horas-aula) em que os participantes aprendem como fazer um aplicativo simples para conhecer App Inventor e conheçam a estratégia instrucional desenvolvida pela iniciativa Computação na Escola.

O curso pode ser montado de forma modular de acordo com a necessidade dos interessados.