Estudantes da Escola Municipal Almirante Carvalhal apresentaram trabalhos relacionados ao projeto ECOPET

11/06/2019 16:38

Desde de 2018 a professora Suleica F. Biesdorf Kretzer  vem desenvolvendo práticas pedagógicas sobre sustentabilidade no projeto ECOPET Júnior, em que os estudantes do 5º ano desenvolvem ações na comunidade como:

• mutirão de recolhimento de lixo na praia em Coqueiros
  • coleta de tampas na comunidade e divulgação do projeto de voluntários da ECOPET, em que são recolhidas tampas de plástico, que são vendidas para reciclagem e com o dinheiro da venda são pagas castrações de animais (cães e gatos) abandonados e de famílias de baixa renda.

As ações de 2018 foram continuadas com as turmas de 5º ano de 2019 incluindo uma nova prática como resultado da pesquisa de mestrado em Educação (PPGE/UFSC) da Giselle Araújo e Silva de Medeiros, professora da tecnologia educacional da rede municipal de Florianópolis, voltada ao desenvolvimento de aplicativos para dispositivos moveis na Educação Básica. As professoras aliaram a prática pedagógica desenvolvida pela professora Suleica e o desenvolvimento de aplicativos por alunos suportado pela Iniciativa Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC.

Nesse projeto os estudantes aprenderam conceitos básicos de computação e design visual aplicando-os no desenvolvimento de um aplicativo para visualizar os pontos de coleta da ECOPET.

Ao final do projeto os estudantes puderam apresentar os resultados do projeto em um espaço educativo público no miniauditório do IFSC, saindo do espaço escolar para integrar um outro ambiente educacional. Durante esse evento, os alunos do 5º e 6º ano apresentaram as ações por meio de vídeos e oralmente: os alunos do período matutino relataram a experiência de desenvolver um app e os alunos do período vespertino da criação de um flyer a respeito do projeto ECOPET. Alunos do 9º ano da Escola Carvalhal, participantes do projeto Jovens Tutores, contribuíram com conhecimentos em programação e design visual para a finalização do app.

Também estavam presentes o presidente da ECOPET Lisandro Nunes Ferreira e Claire Knapp Greghi, integrante da equipe de voluntários da ECOPET, prestigiando a apresentação dos alunos.

Aguarde, em breve será lançado o aplicativo desenvolvido pelos alunos!