Crie Jogos
Já pensou em fazer o seu próprio jogo de computador?
Isto é muito fácil com Scratch ou SNAP!. Scratch e Snap são linguagens de programação visual com uma comunidade on-line onde crianças podem programar e compartilhar mídias interativas, tais como histórias, jogos e animações com pessoas do mundo inteiro.
Criando com o Scratch ou SNAP!, crianças aprendem a pensar criativamente, trabalhar de forma colaborativa, e pensar de forma sistemática na solução de problemas. Hoje, o Scratch é uma comunidade de aprendizagem criativa presente em mais de 150 países com mais do que 11 milhões de usuários e mais de 3 milhões de projetos compartilhados.
Com Scratch você pode:
- Criar um jogo de montar um cupcake
- Fazer um gatinho andar por Florianópolis
- Criar um jogo com bruxas e morcegos
E muito mais! A sua imaginação é o limite.
Experimente o nosso curso online para aprender fazer o jogo Ilha da Magia!
Computação Interdisciplinar
Existem diversas formas de utilizar o Scratch na sua disciplina. Veja alguns exemplos de como ensinar computação de forma interdisciplinar:
- Literatura: Programar uma história interativa da chapeuzinho vermelho usando desenhos das personagens criadas nas aulas de arte
- Matemática: Programar um jogo para aprender a tabuada
- História: Programar um jogo para experimentar moda histórica
- Geografia: Programar uma mapa interativa para conhecer Florianópolis
- Inglês: Programar um jogo de quiz para aprender Inglês
- Ciências: Programar uma animação para explorar o sistema solar
- Artes: Programar um jogo para testar o conhecimento sobre artistas
É possível criar programas usando recursos diversos, como a câmera e microfone do seu dispositivo! Veja alguns exemplos de projetos com interação via webcam ou microfone:
- Save the mini-figs (jogo interagindo via webcam)
- Virtual fitting room (experimentando roupas usando webcam)
- Hungry Bat 2 (faça o morcego descer via microfone)
Material Instrucional da Computação na Escola
Para ajudar você nesta jornada temos materiais preparados especialmente para isso. Veja alguns de nossos materiais intrucionais para ensinar computação com Scratch e/ou Snap:
- Oficina Pega Ratinho (3h): ensine como programar o jogo “Pega ratinho” com Scratch em 3 horas com a nossa oficina.
- Unidade Instrucional Computação com História (12h): ensine computação por meio da programação de jogos com Scratch ou Snap de forma interdisciplinar na disciplina de História.
- Cartas para aprender Scratch: conjunto de cartas para impressão, você pode usá-las durante o ensino de conceitos fundamentais da computação.
- Gibi Programar um Jogo com Scratch: Um Gibi em Estilo Mangá para Ensino de Programação
- Gibi Programar um Jogo com Scratch 2: Outro Gibi em Estilo Mangá para Ensino de Programação
Acesse aqui o nosso informativo sobre Scratch.
Quer saber mais sobre a nossa pesquisa nesta área?
Confere as nossas publicações aqui.