Apoio ao Professor
Aqui você pode encontrar material didático e recursos que nós preparamos e testado na prática com o objetivo de ajudar você nos primeiros passos do ensino de computação.
- Informações sobre diretrizes de currículo
Material Didático
- SplashCode – um jogo para ensinar algoritmos
- Oficina de App Inventor (Jogo Caça Mosquito)
- Oficina de programar um jogo com Scratch
- Cartas para aprender SCRATCH
- Gibi – Programar um Jogo com Scratch – Um Gibi em Estilo Mangá para Ensino de Programação
- Gibi – Programar um Jogo com Scratch2 – Outro Gibi em Estilo Mangá para Ensino de Programação
- UNIfICA – UNidade Instrucional Interdisciplinar de Computação e HistóriA fazendo jogos com Scratch
- Atividades sem computador da csunplugged.org com o livro de atividades em Português
- AIX – Heurísticas UX para aplicativos móveis baseados em aprendizado profundo com classificação de imagem
Conheça também os nossos cursos online: https://cursos.computacaonaescola.ufsc.br/
Avaliação
- CodeMaster – Avaliação Automatizada para Programas App Inventor e Snap! em relação a conceitos de programação e design de interfaces de usuário
- Modelo dETECT para a avaliação de unidades instrucionais de ensino de computação no Ensino Fundamental II
- Modelo MEEGA+KIDS para a avaliação de jogos no ensino de computação na educação básica
- Modelo bASES21 para auto-avaliação de habilidades do século XXI do aluno no contexto do ensino da computação na Educação Básica
-
Modelo SCORE para auto-avaliação da criatividade do aluno no contexto do ensino da computação na Educação Básica
- Avaliação de oficinas de pais e filhos para ensinar computação física