Pesquisa

A iniciativa Computação na Escola visa projetar, desenvolver, aplicar e avaliar unidades instrucionais interdisciplinares e recursos educacionais e de baixo custo para o ensino de computação no ensino fundamental e médio, seja na forma de unidades escolares, programas para jovens tutores, oficinas para pais e filhos ou cursos online para aprender conceitos e práticas básicas de computação.

Desenvolvimento de unidades instrucionais

Nossas unidades instrucionais são projetadas para integrar o ensino de computação (pensamento computacional e programação e áreas relacionadas) em uma abordagem interdisciplinar em diversas disciplinas (por exemplo, História, Linguagens, Geografia) desenvolvendo jogos com Scratch, aplicativos com App Inventor ou soluções inteligentes com Machine Learning.

Ao integrar a educação informática em diversas áreas (artes, estudos sociais), pretendemos promover a motivação e o interesse nesta área (especialmente para meninas). E mantendo o custo baixo, buscamos maximizar a aplicabilidade das unidades propostas também em escolas públicas do Brasil.

Para a nossa pesquisa, seguimos uma abordagem empírica baseada em estudos de caso, desenvolvendo, aplicando e avaliando sistematicamente unidades de ensino.

Nosso grupo de pesquisa é composto por uma equipe multidisciplinar envolvendo docentes, alunos de graduação e pós-graduação da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina e do IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina.

Avaliação de aprendizagem e de unidades instrucionais

Outro foco de nossa pesquisa visa avaliar a aprendizagem dos alunos em educação em computação, bem como a qualidade das unidades de ensino para identificar sistematicamente os pontos fortes e as oportunidades de melhoria.

  • CodeMaster para a avaliação automatizada de projetos de App Inventor e SNAP! com respeito a diversos conceitos, como algoritmos e programação, design de interface de usuário e estética visual.

  • dETECT para a avaliação de unidades instrucionais para o ensino de computação no Ensino Fundamental
  • MEEGA+KIDS para a avaliação de jogos no ensino de computação na educação básica

  • SCORE para auto-avaliação da criatividade do aluno no contexto do ensino da computação na Educação Básica
  • bASES21 para auto-avaliação de habilidades do século XXI  no contexto do ensino da computação na Educação Básica

Quer saber mais sobre a nossa pesquisa nesta área?

Confere as nossas publicações aqui.