Unidade instrucional interdisciplinar
Você conhece a UNIfICA?
UNIfICA (UNidade Instrucional Interdisciplinar de Computação e HistóriA) é uma unidade instrucional interdisciplinar para ensinar conceitos de computação junto com a disciplina de História no Ensino Fundamental. Inclui a prática de programação, na qual os alunos entram no mundo da computação aprendendo a programar jogos com tema de História: podendo ser jogos sobre a Pré-História, Civilizações Antigas, Populações Indígenas, entre outros. Os alunos, durante as aulas, aprenderão conceitos fundamentais de programação usando Scratch ou SNAP!, linguagens de programação visuais baseado em blocos.
Duração: 14 horas/aula
Faixa etária: 8-14 anos
Pré-requisitos:
- Hardware:
- Computador com monitor (mínimo de 14 polegadas), teclado e mouse
- Acesso à internet
- Projetor multimídia
- Software:
- Navegador Firefox ou Chrome atualizado
- Sistema Operacional: Linux Educacional (versão 4 ou acima), Linux (qualquer distribuição atualizada de 32 bits), Windows (XP ou acima) ou Mac OS (versão 10 ou acima)
- Opcional: Adobe Air e SCRATCH off-line ou Snap! off-line instalado nos computadores.
Material didático
Para a aplicação não comercial (Creative Commons) estamos disponibilizando o material didático desta unidade instrucional tanto para Scratch como para SNAP!. O material está sendo disponibilizado sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Material para Scratch | Material para SNAP! |
Ferramenta para avaliar automaticamente o código dos programas criadas pelos alunos: Dr. Scratch |
Ferramenta para avaliar automaticamente o código dos programas criadas pelos alunos: CodeMaster |
Premiação
Este trabalho foi premiado como melhor Trabalho de Conclusão de Curso – CBIE 2017: O TCC intitulado “Desenvolvimento de uma Unidade Instrucional Interdisciplinar para Ensinar Computação no Ensino Fundamental” da Nathalia da Cruz Alves , orientada pela Profa. Christiane Gresse von Wangenheim realizado no Curso de Ciências da Computação/INE/UFSC foi premiado em primeiro lugar (Melhor Trabalho de Conclusão de Curso) no Concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação no Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2017.
Referências:
ALVES, N. d. C. Desenvolvimento de uma unidade instrucional interdisciplinar para ensinar computação no ensino fundamental. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciência da Computação) – Universidade Federal de Santa Catarina.
ALVES, N. C.; GRESSE VON WANGENHEIM, C. Unidade Instrucional Multidisciplinar para Ensinar Computação com História no Ensino Fundamental. Conferência Scratch Brasil 2017, São Paulo/Brazil, 2017. (slides)
ALVES, N. d. C.; GRESSE VON WANGENHEIM, C.; RODRIGUES, P. E.; HAUCK, J. C. R.; BORGATTO, A. F. Ensino de Computação de Forma Multidisciplinar em Disciplinas de História no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 24(3), 2016.
GRESSE VON WANGENHEIM, C.; NUNES, V. R.; DOS SANTOS, G. D. Ensino de Computação com SCRATCH no Ensino Fundamental – Um Estudo de Caso. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(03), 2014.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.