bASES21 – Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Ensino de Computação na Educação Básica

Na sociedade do conhecimento, na qual vivemos atualmente, saber interpretar, buscar, comunicar e compartilhar novas informações são habilidades chaves para um cidadão bem-sucedido. Estas habilidades, conhecidas como habilidades do século XXI, incluem pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, entre outras. Atualmente, existem diversas propostas de como integrar o aprendizado dessas habilidades na Educação Básica, inclusive por meio do ensino da computação. No entanto, partindo da hipótese de que o ensino da computação pode contribuir para o aprendizado de habilidades do século XXI, existem poucas evidências sistematicamente coletadas para confirmar esta afirmação. Uma razão para essa ausência é a carência de modelos de avaliação de habilidades do século XXI.

bASES21 é um modelo para a avaliação das habilidades do século XXI no contexto do ensino da computação na Educação Básica. O modelo bASES21 V2.0 foi sistematicamente desenvolvido incluindo um questionário de autoavaliação como instrumento de medição e um google sheet para facilitar a análise dos dados coletados.

A avaliação em termos de confiabilidade e validade do instrumento de medição, com base em 394 respostas de estudantes da educação básica, indica uma alta confiabilidade interna (alfa de Cronbach = 0,94). Porém, o questionário apresenta muitos itens correlacionados com itens de outras habilidades, e poucas habilidades têm uma boa correlação interna. Os resultados da análise fatorial exploratória confirmam a necessidade de uma reorganização dos itens em um número reduzido de fatores. Assim, o modelo foi reestruturado reduzindo os 13 fatores iniciais a 4 fatores.

Como resultado, a versão 2.0 do modelo apresenta um questionário com 56 itens organizados em 4 habilidades utilizando a escala Likert de 4-pontos. Acesse o questionário de autoavaliação bASES21 V2.0 (versão online/impressa).

Os dados coletados são analisados para obter informações sobre as habilidades do século XXI dos alunos. Para facilitar a análise, foi desenvolvido um modelo de análise utilizando um google sheet e um manual de uso. A partir dos dados inseridos, a planilha calcula automaticamente a frequência de respostas e a mediana para cada item do instrumento de medição. Acesse aqui o manual e o google sheet para a análise de dados.

Mais informações

Martins-Pacheco, L. H.; Degering, L. P.; Mioto, F.; Gresse von Wangenheim, C.; Borgatto, A. F.; Petri, G. Improvements in bASES21: 21st-Century Skills Assessment Model to K12. In: Proc. of the 21th International Conference on Computer Supported Education, Prague/Czech Republic, 2020, Pages 297–310.

L. P. Degering, F. Mioto, C. Gresse von Wangenheim, A. F. Borgatto, L. H. M. Pacheco, G.Petri. bASES21 V2.0 – Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Relatório Técnico INCoD/GQS-TR011.2019.P, INCoD/INE/UFSC, Florianópolis, Brazil, 2019.

Degering, L. P. Avaliação do Modelo de Avaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino da Computação na Educação Básica. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Mioto F.; Petri, G.; Gresse von Wangenheim,C.; Borgatto, A. F. Pacheco, L. H. M. bASES21 – Um Modelo para a Autoavaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino de Computação na Educação Básica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 27(1), 2019.

Mioto, F.. Desenvolvimento de um Modelo de Avaliação de Habilidades do Século XXI no Contexto do Ensino da Computação na Educação Básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal – Florianópolis
Escola de Educação Básica São Tarcísio – São Bonifácio