dETECT: um modelo de avaliação de unidades instrucionais de ensino de computação no Ensino Fundamental II

dETECT (Evaluating TEaching CompuTing) é um modelo de avaliação de qualidade de unidades instrucionais para ensinar computação no Ensino Fundamental II com base na percepção dos alunos coletado por um instrumento de medição.

O objetivo do modelo dETECT model é analisar unidades instrucionais para avaliar a qualidade em termos de qualidade da unidade instrucional, experiência da computação e a percepção de aprendizagem da perspectiva dos aprendizes no contexto do ensino de computação no Ensino Fundamental II.

A medição é operacionalizado pelo desenvolvimento de um questionário a ser respondido pelos alunos no final da unidade instrucional para obter a sua percepção sobre a qualidade da unidade instrucional.

O modelo dETECT foi sistematicamente desenvolvido e avaliado com base em dados coletados em 16 estudos de caso em 13 diferentes instituições de educação básica com respostas de 477 alunos. Os resultados indicam que o modelo dETECT é aceitável em termos de confiabilidade (Alfa de Cronbach α=,787) e validade de constructo, demonstrando um aceitável grau de correlação entre quase todos os itens do instrumento de medição do modelo dETECT. Esses resultados permitem que pesquisadores e instrutores confiem no modelo dETECT para avaliar as unidades instrucionais e, assim, contribuir para sua melhoria e direcionar uma adoção efetiva e eficiente do ensino de computação no Ensino Fundamental II.

Gresse von Wangenheim,C.; Petri, G.; Zibetti, A. W.; Borgatto, A. F.; Hauck, J. C. R.; Pacheco, F. S.; Missfeldt Filho, R. dETECT: A Model for the Evaluation of Instructional Units for Teaching Computing in Middle School. Informatics in Education, 16(2), 2017, 301-318.

Versões customizadas: