Oficina de App Inventor (Jogo Caça Mosquito)

Oficina prática de programação, na qual os participantes entram no mundo da computação aprendendo a programar um aplicativo para smartphone Android. Os participantes aprendem programar o jogo “Caça Mosquito”, o qual faz um mosquito voar pela tela e o jogador deve tentar matá-lo durante o tempo permitido.

Durante a oficina, os alunos aprenderão passo-a-passo com a mão na massa, ou melhor, no teclado e mouse, todo o processo para a criação de apps usando o App Inventor 2, mesmo se nunca programaram antes. E assim, além da programação aprenderão conceitos fundamentais de computação alinhados as diretrizes do currículo K-12 (ACM/CSTA, 2011), os quais incluem, pensar criativamente, trabalhar de forma colaborativa, e raciocinar de forma sistemática e lógica.

Duração : 3 – 4 horas

Nível: Iniciante (principalmente 8 – 14 anos)

App Inventor 2  é uma aplicação web de código-aberto originalmente fornecida pela Google, e agora mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para criar o seu app, só precisa de um navegador (p.ex. Chrome, Firefox, Safari, etc. – não o Internet Explorer), uma conta gratuita do Google e uma conexão à internet para baixar seus aplicativos para um dispositivo Android (celular ou tablet) usando a rede sem fio. Você pode compartilhar o seu app na galeria gratuitamente ou fazer upload para o Google Play website (neste caso há uma taxa de inscrição para se registrar como um desenvolvedor).

Experimente agora com o nosso tutorial passo a  passo online!

Material didático. Para a aplicação não comercial estamos disponibilizando o material didático sob a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional:

Compartilhe as suas experiência em sala de aula conosco via email (computacaonaescola@incod.ufsc.br) ou no nosso grupo no facebook ou instagram.

Quer saber mais sobre a nossa pesquisa nesta área?

Confere as nossas publicações aqui.

O curso foi desenvolvido pela Iniciativa Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC. Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Isenção de garantia