Jogo SplashCode
SplashCode é um jogo de tabuleiro de baixo custo para complementar o ensino de algoritmos e programação inicialmente apresentados por meio de aula expositiva.
Conceitos fundamentais: Algoritmos e Programação
Nível educacional: Ensino fundamental II
O objetivo do jogo SplashCode é demonstrar conceitos de algoritmos e programação como parte do pensamento computacional. Após a aplicação do jogo SplashCode os alunos deverão ser capazes de:
- Decompor as etapas necessárias para resolver um problema em uma sequência de instruções.
- Reconhecer que um algoritmo/programa é um conjunto de instruções passo a passo para concluir tarefas.
Material do jogo:
- Material do jogo
- Vídeos explicativos
- Questionário de avaliação do jogo (baseado no MEEGA+KIDS)
O jogo foi desenvolvido de forma sistemática, seguindo um processo de design instrucional, e aplicado e avaliado em uma escola pública brasileira. Os resultados da avaliação indicam que o jogo pode contribuir na aprendizagem dos alunos, além de contribuir positivamente para a interação social e diversão, proporcionando uma experiência de aprendizagem agradável, lúdica, eficiente e eficaz. O jogo também foi avaliado muito positivamente em relação a usabilidade, facilitando o seu entendimento.
Para comentários, sugestões para futuras versões do jogo, atualizações/correções de conteúdo e informações gerais, entre em contato conosco via computacaonaescola@incod.ufsc.br.
Mais informações: C. Gresse von Wangenheim, G. Araújo e Silva de Medeiros,, R. Missfeldt Filho, G. Petri, F. da Cruz Pinheiro, M. N. F. Ferreira, J. C. R. Hauck. SplashCode– A Board Game for Learning an Understanding of Algorithms in Middle School. Informatics in Education, accepted for publication, 2019.
O jogo está disponível sob a licença creative commons para uso não comercial.