SCORE – Um Modelo para a Autoavaliação de Criatividade no Ensino de Computação na Educação Básica

A criatividade faz parte das Habilidades do Século XXI sendo cada vez mais valorizada no desenvolvimento pessoal e no mercado de trabalho. A criatividade é uma habilidade interdisciplinar, de suma importância para preparar os alunos para um futuro em que o desenvolvimento econômico, social e tecnológico requer ideias e soluções novas e originais. A importância das habilidades do século XXI, incluindo a criatividade, também está sendo reconhecida por sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a partir de 2020.

Uma forma de exercitar a criatividade é por meio do ensino de computação. Faz parte do pensamento computacional a prática de compreender, solucionar, automatizar e analisar problemas e soluções por meio de algoritmos.  Dessa forma, é importante assegurar aos estudantes aprendizagens relacionadas a questões computacionais para atuar em uma sociedade em constante mudança.

Porém, atualmente faltam exemplos de métodos de avaliação amplamente utilizados e atuais para avaliar a criatividade de forma confiável, válida e fácil a serem aplicados na Educação Básica. Neste contexto, SCORE (aSsessing COmputing cREativity) é um modelo para avaliar a criatividade do aluno no contexto do ensino da computação na Educação Básica (alunos a partir de 8 anos do ensino fundamental) com base na percepção do aluno. O modelo foi sistematicamente desenvolvido, incluindo um questionário de autoavaliação como instrumento de medição e um google sheet para facilitar a análise dos dados coletados.
A avaliação em termos de confiabilidade e validade do instrumento de medição, com base em 76 respostas de estudantes da Educação Básica, o modelo indica uma alta confiabilidade interna (alfa de Cronbach = 0,961). A análise da validade do modelo foi realizada por meio da correlação entre os itens, em que também foram obtidos ótimos resultados. Por meio da análise fatorial exploratória foram observados apenas três itens com carga fatorial abaixo do ponto de corte de 0.3, sugerindo a exclusão desses itens. A análise da amostra total (n = 197), realizada também com estudantes do ensino superior, confirma esses resultados obtidos na análise utilizando somente os dados da Educação Básica.

Como resultado, foi desenvolvido um modelo de autoavaliação de criatividade, incluindo oito fatores: personalidade criativa e curiosidade, amplia habilidades e conhecimentos, conexão, ousadia, originalidade, fluência, flexibilidade e elaboração.

O questionário de auto-avaliação do SCORE é composto por 53 itens e utiliza uma escala Likert de 5-pontos:

Os dados coletados são analisados para obter informações sobre a criatividade dos alunos. Para facilitar a análise, foi desenvolvido um modelo de análise utilizando um google sheet e um manual de uso. A partir dos dados inseridos, a planilha calcula automaticamente a frequência de respostas e a mediana para cada item do instrumento de medição.

Mais informações

SCORE 1.0 – Um Instrumento para Autoavaliação de Criatividade voltado ao Ensino de Computação. In: Anais do Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Natal, Brasil, 2020. (Vídeo)

Lehmkuhl, G., Gresse von Wangenheim, C., Martins-Pacheco, L. H., Borgatto, A. F., Alves, N. da C. SCORE – A Model for the Self-Assessment of Creativity Skills in the Context of Computing Education in K-12. Informatics in Education, 20(2), 2021.

Lehmkuhl, G. Desenvolvimento de um modelo de avaliação de criatividade no ensino da computação na educação básica. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Sistemas de Informação) – Universidade Federal de Santa Catarina.

Agradecimentos

Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl
Escola Municipal Santa Cruz da Figueira
Departamento de Informática e Estatística da Universidade Federal de Santa Catarina
Todos os demais alunos e colegas que participaram do estudo.