Apps desenvolvidos no Projeto Jovens Tutores de Programação

24/10/2017 15:02

Como um dos objetivos do projeto Jovens Tutores de Programação, os jovens selecionados da Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino foram capacitados para o desenvolvimento de aplicativos para celulares durante o projeto.

Cada um dos Jovens Tutores recebeu treinamento e acompanhamento para aprender a desenvolver seus próprios aplicativos, incluindo conceitos de Design Thinking, design de interface/UX e programação. O treinamento foi ministrado por professores e pesquisadores da Computação na Escola e o acompanhamento e apoio ao desenvolvimento dos aplicativos foi realizados por profissionais voluntários da empresa patrocinadora Involves Tecnologia e Inovação com auxílio de alunos graduação e pós-graduação da iniciativa Computação na Escola do INCoD/INE/UFSC.

Os Jovens Tutores foram orientados a buscar resolver problemas da escola e da comunidade local por meio do desenvolvimento de aplicativos. Os aplicativos foram concebidos, modelados e desenvolvidos e, como resultado do projeto, já estão prontos para a utilização inicial.

Além dos Jovens Tutores, também um professor de Educação Física da escola envolveu-se no projeto e desenvolveu seu próprio aplicativo, para atender a uma necessidade específica do dia-a-dia na escola.

Foram desenvolvidos os seguintes aplicativos:

1. AplicativoMathfull

Quiz contendo as quatro operações matemáticas que pode ser utilizado por estudantes do Ensino fundamental

Desenvolvido por: Richard de Souza Bercheli (Aluno do 9º. ano da  Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino)

Link para download do app: https://goo.gl/mZ9VUg

Baixe aqui os fontes para App Inventor: Mathfull_AIA

2. AplicativoInfo Herondina

Aplicativo com o objetivo de facilitar a comunicação entre familiares e profissionais da escola, onde cada familiar saberá exatamente quem são os profissionais e as funções que exercem na escola

Desenvolvido por: Nicolas Pedroso (Aluno do 9º. ano da  Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino)

Link para download do APKdo app: InfoHerondina.

Baixe aqui os fontes para App Inventor: InfoHerondina_AIA

3. AplicativoVeganizando

App que apresenta informações educativas sobre vegetarianos e veganos, e valores nutricionais dos alimentos sem carne.

Desenvolvido por: Júlia Sena Amaral da Silva (Aluna do 9º. ano da  Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino)

Link para download do app: https://goo.gl/qPtVk4

Baixe aqui os fontes para App Inventor:  Veganismo_AIA

4. Aplicativo: EducPortifólio

Aplicativo desenvolvido com fins educativos, que permite um registro diário que o professor pode utilizar para guardar a situação-momento da aula facilmente por meio da fala, deixando o aplicativo transformar a voz em escrita. Esse registro então pode ser salvo e enviado por email, gerando um registro fidedigno que muitas vezes poderia ter passado despercebido.

O app foi premiado no 1. lugar (categoria II)  e ganhou prêmio de Excelência em Iniciação Científica na FEBIC 2017 – Feira Brasileira de Iniciação Científica.

Desenvolvido por: Lauriano Warth (Professor de educação física da Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino)

Oficinas de Programação de Apps realizadas na escola

Ainda como resultado do projeto, os Jovens Tutores e profissionais voluntários com apoio da equipe da iniciativa Computação na Escola realizaram três oficinas de introdução a programação de apps, utilizando o material didático da Computação na Escola, ensinando computação para mais 50 alunos da escola Escola Básica Prof.ª Herondina Medeiros Zeferino.

Empresas/organizações interessadas em patrocinar outros projetos de Jovens Tutores podem entrar em contato com a iniciativa Computação na Escola via telefone (48) 3721-7380 /(48) 3721-4715  ou email: computacaonaescola@incod.ufsc.br