Oficina de Design Visual de Apps com App Inventor

<EM CONSTRUÇÃO>

Oficina prática de design de visual de interface de usuário para os participantes entrem no mundo da computação aprendendo a projetar e programar um design visual de  aplicativo Android. Os participantes aprendem o design visual projetando os interfaces de um aplicativo para visualizar pontos de coleta de material reciclável.

Durante a oficina, os participantes executem  passo-a-passo todo o processo para o design visual de interfaces de apps usando o MIT App Inventor 2, mesmo que nunca tenham programado antes. E assim, aprenderão conceitos de design visual e da programação alinhados às diretrizes do currículo K-12 (CSTA, 2017) (AIGA, 2013).

Duração : 3 – 4 horas

Nível: Iniciante, recomenda-se conhecimento básico em programação com App Inventor.

Faixa-etária indicada: 12 – 18 anos

App Inventor 2  é uma aplicação web de código-aberto originalmente fornecida pela Google, e agora mantida pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Para criar o seu app, só precisa de um navegador (p.ex. Chrome), uma conta gratuita do Google e uma conexão à internet para baixar seus aplicativos para um dispositivo Android (celular ou tablet) usando a rede sem fio. Você pode compartilhar o seu app na galeria gratuitamente ou fazer upload para o Google Play website (neste caso há uma taxa de inscrição para se registrar como um desenvolvedor).

Material didático. Para a aplicação não comercial estamos disponibilizando uma versão inicial do material didático sob o  Termo de Uso da UFSC e a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional:

Compartilhe as suas experiência em sala de aula conosco via email (computacaonaescola@incod.ufsc.br) ou no nosso grupo no facebook ou instagram.

O curso foi desenvolvido pela Iniciativa Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC em cooperação com o Hiperlab/CCE/UFSC como parte de trabalhos acadêmicos. Veja as nossas publicações aqui.

Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Isenção de garantia