Oficinas de Programação de Apps na Escola Almirante Carvalhal

12/11/2018 14:29

Mais de 50 alunos do ensino fundamental da Escola Básica Almirante Carvalhal já tiveram a oportunidade de participar de uma oficina de programação de apps.

Como parte das atividades do projeto Jovens Tutores 2018, oficinas de programação de aplicativos móveis para alunos do ensino fundamental estão sendo realizadas na Escola Básica Almirante Carvalhal pelos Jovens Tutores em conjunto com os Mentores Voluntários, apoiados por membros da Iniciativa Computação na Escola e pelas professoras de Tecnologia Educacional da escola.

Nessas oficinas de 3 horas/aula, os alunos participantes aprendem a desenvolver um app “Encontre-me” que permite compartilhar a localização do usuário. Os participantes têm a oportunidade de um primeiro contato com a programação de dispositivos móveis, aprendendo conceitos de programação e do pensamento computacional, e já saem da oficina levando seu primeiro app para casa!

Essas oficinas fazem parte do projeto Jovens Tutores 2018, coordenado pela iniciativa Computação na Escola/INCoD/INE/UFSC e patrocinado pela empresa Involves Tecnologia e Inovação. Visando o ensino de computação no ensino básico em escolas brasileiras, o objetivo do projeto é formar Jovens Tutores (alunos do ensino básico) e Mentores Voluntários (profissionais da área de TI) para programação de aplicativos móveis. Esses Jovens Tutores e Mentores Voluntários estão apoiando o ensino de computação em escolas públicas com objetivo de alcançar um maior número de alunos. O projeto também contribui na formação dos Jovens Tutores na área de computação, oportunizando o aprendizado e o contato com profissionais da área, trazendo experiência prática aos participantes.

Empresas/organizações interessadas em patrocinar outros projetos de Jovens Tutores podem entrar em contato com a iniciativa Computação na Escola via telefone (48) 3721-7380 /(48) 3721-4715  ou via email: computacaonaescola@incod.ufsc.br