Aprender programação de jogos de forma interdisciplinar

01/07/2016 08:45

Alunos do 6. ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Prefeito Reinaldo Weingartner em Palhoça/SC aprenderam programar um jogo com Scratch. De forma interdisciplinar, os alunos criaram jogos relacionados ao conteúdo abordado previamente nas aulas de História sobre o tema da Pré-História. Em 12 aulas os alunos aprenderam conceitos básicos da computação, programação, pensamento computacional e colaboração.

SCRATCH é uma linguagem de programação visual e uma comunidade online, onde crianças podem programar e compartilhar mídias interativas, tais como histórias, jogos e animações, com pessoas do mundo inteiro. Criando com o SCRATCH, elas aprendem a pensar criativamente, trabalhar de forma colaborativa e pensar de forma sistemática e lógica. SCRATCH é um software livre disponível gratuitamente, desenvolvido pelo Lifelong Kindergarten Group no MIT Media Lab. SCRATCH é uma comunidade de aprendizagem criativa presente em mais de 150 países com mais do que 11 milhões de usuários.

A oficina é resultado do TCC “Desenvolvimento de uma unidade instrucional interdisciplinar para ensinar computação no Ensino Fundamental” da aluna Nathalia da Cruz Alves do curso de Graduação em Ciências  da  Computação, do Departamento de Informática e Estatística (INE) da Universidade Federal de Santa  Catarina (UFSC).

Em breve estaremos disponibilizando o material instrucional no nosso site.