Crie Robôs
Uma das áreas muito interessantes é a computação física que envolve processos de modelagem e criatividade com componentes computacionais. Sensores de som, luz ou temperatura, combinados com LEDs, servomotores ou alto-falantes, são utilizados na computação física para interagir com o ambiente. A criança pode fazer com que seu modelo pisque os olhos, balance as mãos ou até mesmo fale ‘‘miau’’, o que faz sua experiência com a tecnologia muito mais rica e interessante. A interação entre os objetos é feita com o uso de programação. É fascinante ver os objetos ganhando vida!
Como funciona?
Projetos de computação física geram protótipos práticos e funcionais. Existe um processo na criação do projeto que envolve: criar um programa, executá-lo, buscar por erros, dividir o programa em partes para analisar tais erros e encontrar uma solução.
Tudo isto é feito integrando a linguagem de programação Scratch/SNAP! e Arduino como uma solução de baixo custo e ao mesmo tempo fácil e fascinante para aprender computação.
Scratch e SNAP! são linguagens de programação visual com crianças podem programar e compartilhar mídias interativas, tais como histórias, jogos e animações com pessoas do mundo inteiro. Criando com o Scratch ou SNAP!, elas aprendem a pensar criativamente, trabalhar de forma colaborativa, e pensar de forma sistemática e lógica.
Experimente: Faça um boneco super-heroi
Usando como base um boneco podem ser criados diversos tipos de personagens: Bonecos interativos (Scratch + Arduino):
- Monte e Programe um Boneco com o SCRATCHBOARD (3 horas/aula)
- Monte e Programe um Boneco utilizando Arduino e um Protoboard convencional (4 – 8 horas/aula)
- Fazendo Bonecos Animados com Canos de PVC: Um Robô que Protege o seu Tesouro
Video do piloto da definição do tema da Oficina Computação Física.
Materiais
- Scratchboard – uma plataforma simples e fácil de usar para computação física com Scratch e Arduino
- Scratchduino – um servidor de comunicação baseado em FirmataPlus para Scratch/Snap! e Arduino.
- Peças 3D para Computação Física
- Design do boneco (com material atto)
- Lista de eletrônica para construir o boneco
- Guia do Professor::Roteiro de Preparo do Laboratório
- Kit Básico #1 – Montagem com Arduino Nano em um Protoboard de 400 Furos usando um Servomotor
Mais ideias/tutoriais para oficinas/escolas utilizando Arduino e um Protoboard convencional
- Usando Bonecos e Comunicação Bidirecional: Talking Tom Arduino Scratch (6 – 12 horas/aula)
- Monte um carrinho controlado remotamente via bluetooth (6 – 12 horas/aula)
Quer ensinar?
Veja aqui o material da nossa Oficina de Computação Física com Plano de Ensino, Lista de Material, Software e Peças e Material de Avaliação.
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