Crie Robôs

Uma das áreas muito interessantes é a computação física que envolve processos de modelagem e criatividade com componentes computacionais. Sensores de som, luz ou temperatura, combinados com LEDs, servomotores ou alto-falantes, são utilizados na computação física para interagir com o ambiente. A criança pode fazer com que seu modelo pisque os olhos, balance as mãos ou até mesmo fale ‘‘miau’’, o que faz sua experiência com a tecnologia muito mais rica e interessante. A interação entre os objetos é feita com o uso de programação. É fascinante ver os objetos ganhando vida!

Como funciona?

Projetos de computação física geram protótipos práticos e funcionais. Existe um processo na criação do projeto que envolve: criar um programa, executá-lo, buscar por erros, dividir o programa em partes para analisar tais erros e encontrar uma solução.

Tudo isto é feito integrando a linguagem de programação Scratch/SNAP! e Arduino como uma solução de baixo custo e ao mesmo tempo fácil e fascinante para aprender computação.

Scratch e SNAP! são linguagens de programação visual com crianças podem programar e compartilhar mídias interativas, tais como histórias, jogos e animações com pessoas do mundo inteiro. Criando com o Scratch ou SNAP!, elas aprendem a pensar criativamente, trabalhar de forma colaborativa, e pensar de forma sistemática e lógica.

Experimente: Faça um boneco super-heroi

Usando como base um boneco podem ser criados diversos tipos de personagens: Bonecos interativos (Scratch + Arduino):

Video do piloto da definição do tema da Oficina Computação Física.

Materiais

Mais ideias/tutoriais para oficinas/escolas utilizando Arduino e um Protoboard convencional

  1. Usando Bonecos e Comunicação Bidirecional: Talking Tom Arduino Scratch (6 – 12 horas/aula)
  2. Monte um carrinho controlado remotamente via bluetooth (6 – 12 horas/aula)
Carro-herbart-bt3.JPG Carro de montar controlado via Bluetooth  300roboscratch
Attobeest-logo.jpg Robô Quadrúpede Bluetooth Kleerhangerbeest-logo.pngProgramação de Robótica Móvel

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